como usar sling, como usar mochila evolutiva

Perguntas frequentes sobre nossos carregadores

 

Qual carregador de bebê funciona melhor para o tamanho e o peso que meu bebê está agora? ​

  • O Wrap Sling é o carregador mais adequado para os recém-nascidos. Permite ajuste fino, dando boa sustentação para todos os pontos da coluna do bebê. Dependendo do tecido, carregam desde bebês recém nascidos até bebês mais pesados.
  • O Sling de Argolas também pode ser usado desde recém nascido, permite ajuste fino dando boa sustentação para todos os pontos da coluna do bebê. É um pouco mais simples de fazer os ajustes que o Wrap Sling, porém o peso fica distribuído em um ombro de quem carregada.
  • Quando o bebê cresce um pouco e começa a sustentar o pescoço muita gente procura algo mais prático. Você pode passar para o Fast Wrap que é feito com 2 faixas de tecido (sem amarração) e funciona melhor para bebês que já estão com o pescoço mais firme, geralmente entre 3 e 4 meses, e pode ser usado até 1 ano (ou mais, a depender do peso e tamanho do bebê). A vantagem principal do Fast Wrap é ser levinho, caber em qualquer bolsa, muita gente o usa como um salva-vidas, sempre à mão para enfrentar um choro no carrinho, uma saída rápida, ou para ninar o bebê.  É o único carregador com tamanhos pré-definidos, de acordo com quem carrega. Para descobrir seu tamanho de Fast Wrap, consulte a tabela informativa.
  • Com 3 ou 4 meses você também já pode usar a Chicachila Evolutiva. As Chicachilas de modo geral são carregadores mais estruturados, tipo mochila, distribuem super bem o peso e carregam bebês até 20kg. A Chicachila Evolutiva tem painel ajustável e consegue acomodar bebês desde os 3 meses até 3 anos. A Chicachila Convencional tem painel fixo e deve ser usada a partir dos 6 meses até 2 anos. Já a Chicachila Toddler foi desenvolvida para crianças maiores, de 2 a 4 anos. ​
  • A escolha do carregador pode variar com o gosto pessoal, estilo de vida da família, objetivos ao carregar (se quer ter algo de apoio nos cuidados com o bebê em casa ou algo prático para sair de casa, se precisa ser leve, se precisa ser pequeno para guardar, se prezam por um ajuste fino ou mais fácil e rápido de vestir), até que idade pretendem carregar e também quanto pretendem investir. A tabela abaixo resume os diferenciais de cada carregador.

 

 

​​Para saber mais sobre qual carregador é o ideal pro seu bebê, consulte as tabelas ou nossos vídeos no YouTube

 

Posso usar o bebê de frente na chicachila?

Nos carregadores ergonômicos o bebê fica sempre de frente pra quem carrega, seja na frente do corpo ou nas costas.
O bebê de costas pra quem carrega não é uma posição anatômica, os corpos não se encaixam. Não distribui bem o peso, não fica confortável pro bebê e menos ainda pra quem carrega.
Algumas pessoas até viram o bebê de frente na evolutiva, mas ela não foi feita pra isso, dessa forma vira um canguru comum e não um carregador ergonômico.
 

 

Tem limite de idade para usar as chicachilas?

A Chicachila Convencional é muito boa até os dois anos, porém muitas pessoas conseguem usar até os três anos, assim como a Chicachila Evolutiva. Já a Chicachila Toddler é bem maior, é indicada a partir dos 2 até os 4 anos, mas também consegue ser usada até os 5 anos pela maioria das crianças, até porque esse uso passa a ser super pontual e eventual como uma viagem. Vai depender do tamanho da criança. Muitas vezes as coxas das crianças vão ficar um pouco pra fora da chicachila, mas como crianças maiores usam por menos tempo, não tem problema algum. O importante é que as pernas não fiquem penduradas para baixo.  

 

Devo levar em conta APENAS a idade do meu bebê para escolher qual o melhor carregador para nós?

Não. A escolha do carregador pode variar com o gosto pessoal, estilo de vida da família, objetivos ao carregar (se quer ter algo de apoio nos cuidados com o bebê em casa ou algo prático para sair de casa, se precisa ser leve, se precisa ser pequeno para guardar, se prezam por um ajuste fino ou mais fácil e rápido de vestir), até que idade pretendem carregar e também quanto pretendem investir. A tabela abaixo compara idade do bebê com as possibilidades de uso de cada carregador.

 

Quais as diferenças entre os 3 tipos de Chicachilas?

A Chicachila Evolutiva acompanha o crescimento do bebê e, por isso, tem uma vida útil grande, servindo dos 3 meses até os 3 anos. Tem painel regulável (30 a 42cm de largura) que, quando mais curto e estreito, acomoda o bebê menorzinho; quando mais amplo e aberto, acomoda o bebê maior. Possui também alças que, ao serem conectadas ao cinturão, deixam as costas livres permitindo que o painel se ajuste à curvatura natural das costas do bebê menor. Quando conectadas ao painel, acomoda os bebês maiores que já sentam sozinhos. A Chicachila Convencional tem painel fixo (38cm de largura), deve ser usada a partir dos 6 meses e vai bem até uns 2 anos ou um pouco mais. Já a Chicachila Toddler também tem painel fixo, porém bem mais largo: 48cm, acomodando super bem as perninhas compridas das crianças maiores. ATENÇÃO: Todas as chicachilas suportam 20kg, a diferença está no conforto e suporte para o bebê.​

 

Qual a diferença entre as Chicachilas e um canguru comum?

​​A Chicachila é um canguru ergonômico. Mantém o bebê na posição mais confortável e adequada para seu desenvolvimento. Uma posição natural é aquela em que o corpo do bebê se encaixa ao corpo de quem carrega, mais confortável e muito mais fácil de carregar. Com isso você consegue carregar até 2 ou 3 anos tranquilamente, com um canguru comum isso é impossível. Cangurus comuns não dão conforto nem para o bebê e nem para quem o carrega.

 

Percebi que o Wrap Sling é feito com diferentes tecidos. Qual escolho?

O Wrap Sling em malha de algodão é o wrap mais básico. Toque macio, antialérgico, aconchegante, ideal pra RN. O Wrap Sling em poliamida é mais fresco, porque o material foi desenvolvido para permitir trocas térmicas. Portanto, é mais indicado para bebês que nascem no verão, em lugares com clima quente, para ir à praia ou piscina. Agora temos também o Wrap em Sarja Cruzada, também feito em algodão, é um tecido mais grosso, dá melhor sustentação, ao mesmo tempo é ventilado, pois é feito em tear e tem trama mais aberta. O Wrap em sarja cruzada dura mais tempo, suporta 20kg, mas no geral exige mais afinco ao aprender a manuseá-lo. A escolha do material do wrap é algo muito pessoal.

 

Escolhi o Fast Wrap, como faço para saber meu tamanho?

Consulte a tabela informativa

 

O bebê pode ficar completamente solto no sling?

Os Slings são facilitadores de colo, mas não têm a finalidade de "amarrar" firmemente o bebê a quem o carrega. Eles dão um maior apoio, liberando as mãos para que as mães realizem outras tarefas enquanto estão com seus bebês. No entanto, principalmente com os bebês mais novos, é sempre bom dar um apoio com as mãos para as costas e cabecinha do bebê, que ainda não os sustenta sozinho.

 

Quais são as recomendações para carregar meu bebê com segurança?

Sempre observe o posicionamento da coluna e respeite a posição natural do bebê, parecida com a posição fetal. As pernas devem estar dobradas em “M”, ou cócoras, com joelhos mais altos que a linha do quadril e a coluna em “C”. Nunca cubra totalmente a cabeça do bebê com o sling e observe se suas vias respiratórias estão livres. Não recomendamos deixar o bebê com as pernas penduradas para baixo, preso pela virilha. ​A posição “de frente para o mundo” também não é recomendada porque não é ergonômica. 

Para saber mais, veja este vídeo:

​​

Por que os carregadores são tão bons para quem carrega e para os bebês?

Os bebês humanos nascem imaturos quando comparados a outros animais. Por isso, mesmo fora do útero eles precisam ser transportados por um bom tempo. Essa fase é conhecida como gestação exterior. A forma como os bebês estão adaptados a serem carregados é o colo e isso tem impacto em seu desenvolvimento motor, intelectual e emocional. Você pode ler mais em nosso Blog sobre Transporte Vertical versus Horizontal na primeira infância. Estamos convencidos de que o bebê humano depende de colo e contato físico para um desenvolvimento saudável. É justamente para dar suporte a essas necessidades dos bebês, e liberdade para os cuidadores, que os carregadores de bebê foram desenvolvidos há milhares de anos. Os Slings são até hoje utilizados em diversas culturas pelo mundo todo como uma forma dos indivíduos adultos manterem suas atividades sociais enquanto cuidam do bebê.

Posso amamentar com o sling?

Claro. Além de facilitarem o colo, os slings facilitam a amamentação em livre demanda. Cada dupla encontra seu jeitinho para facilitar a amamentação usando o sling, no geral, basta soltar um pouco os ajustes para que o bebê desça um pouco mais, ficando mais baixo ele fica também na altura do seio da mãe.

 

Como faço para lavar meu sling ou Chicachila?

​Se preferir lavar à máquina, dê preferência sempre para o ciclo delicado. Use sabão neutro, água fria ou morna (menos de 40 graus C). Para evitar que o sling ou chicachila se embole durante a agitação da máquina, use um saquinho de lavagem, ou improvise um com uma fronha de travesseiro. Para secagem em secadora usar temperatura baixa, própria para tecidos sintéticos, embora a chicachila seja de algodão ela tem espumas que podem ser danificadas em altas temperaturas.

 

Meu produto ainda não chegou. O que faço?

Entre em contato com a gente através do email contato@donachicasling.com.br. Temos sempre o maior prazer em responder essa ou qualquer outra dúvida.

 

Como faço para colocar o Wrap Sling?

 

Como faço para colocar o Sling de Argolas?

Como faço para colocar o Fast Wrap?

Como ajustar a Chicachila Evolutiva para a idade do meu bebê?

 

 

 

Como faço para colocar o bebê na frente na Chicachila?

 

 

Como faço para colocar o bebê nas costas com a Chicachila?